Os diafragmas medidores Semina são apresentados em seis tamanhos diferentes: de 60 a 85 mm.

 A medição com os medidores Semina deve ser realizada por profissionais treinados na área de saúde da mulher.

 A escolha do tamanho apropriado dependerá da distância entre o fundo do saco posterior e o subpúbis.

 A mulher deve estar deitada em posição ginecológica em uma cama ou mesa ginecológica.

 O tamanho  do diafragma varia de uma mulher para outra e deve ser medido e indicado por um médico ou profissional de saúde treinado para este fim.

 O diafragma por ser um método de barreira, é considerado um dos mais inócuos contraceptivos femininos, ou seja, que faz menos mal à mulher.



O profissional deve:

1. Introduzir os dedos indicador e médio na vagina até que se toque o fundo do saco posterior, marcando a distância entre estes e o subpúbis com o polegar da mesma mão.







2. Escolher um diafragma medidor do tamanho mais próximo à distância obtida. Este diafragma deve ficar exatamente entre a ponta do dedo médio ou indicador e o ponto marcado do polegar.





3. O diafragma medidor deve ser colocado na mulher, testando seu conforto. Caso não fique adequado testar uma numeração acima e outra abaixo. Escolha a medida de maior tamanho entre as que servirem na mulher, garantindo que a medida escohida ficará bem ajustada e não se desloque durante a movimentação do corpo.



4. Para introduzir o diafragma medidor na mulher, pressione-o entre os dedos indicador e polegar, de maneira que sua forma circular afine. Introduza-o pelo canal vaginal até o final. Você verá que ele encontrará a borda inferior do fundo do saco vaginal posterior e irá se abrir.


5. Se o diafragma estiver no tamanho correto, sua borda superior se encaixará perfeitamente atrás do osso do subpúbis. Peça para a mulher levantar e andar pela sala e agachar para ver se ele não causa nenhum desconforto. Ele não deverá ser sentido e terá que ficar firme no lugar sem que se desloque em nenhuma direção. Essa numeração será indicada para o diafragma que a mulher irá usar sempre.


6. Após fazer a medição com os diafragmas medidores Semina, deve-se esterilizá-los em estufa autoclave na temperatura máxima de 170º ou lavá-los mergulhando numa solução de 1 colher de sopa de água sanitária para 1 copo d'água por no mínimo de 20 minutos. Depois, basta lavá-los em água corrente e sabão neutro e guardá-lo no estojo para medição de outras pacientes.


Obs: Atualmente, a recomendação do Ministério da Saúde é o uso apenas do diafragma para a prevenção da gravidez. O uso espermicida é opcional e visa apenas estender sua segurança, uma vez que não está disponível em todos os serviços de saúde ou farmácias.

Caso se deseje facilitar a colocação, a mulher pode colocar lubrificante íntimo à base de água em suas bordas para tornar mais fácil o deslizamento do método para dentro do canal vaginal.

 

 

       

 



Semina Indústria e Comércio Ltda
Rua Maracá, 658 - Vila Guarani - São Paulo - SP - 04313-210 - Fone: (11) 5014-7800 - Fax: (11) 5014-7807
© Copyright 1998-2007 - Semina - Todos os direitos reservados